sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Papo de especialista: Fotografia e arte, por Eduardo Müller

Bom dia sexta-feira! Tudo bem com vocês!

Ai que delícia, mais uma semana está terminando e o final de ano se aproxima! Já estamos em dezembro e nosso blog ... bombando de novidades pra vocês! Nesta semana tivemos o Espaço da Cliente, Sugestão da Semana, Dia da Leitora e Carmen na Mídia! Ufa! Quantas coisas boas, né?! E hoje, o nosso espaço, já conhecido e muito elogiado ... Papo de Especialista! Sabem quem entrevistei? Um fotógrafo muito querido, talentoso e que faz o maior sucesso: Eduardo Müller, da Ankára Models! Conhecem? Então vale a pena acompanhar essa entrevista! Confiram!

Fotografia e arte, por Eduardo Müller

(CS) Como é ser fotógrafo? O que é preciso para exercer esta arte?

(EM) Ser fotógrafo é muito mais que uma profissão, é um estilo de vida. É a arte de eternizar em uma imagem a forma como você encherga o mundo. Para exercer essa atividade, eu diria que o principal requisito é a sensibilidade... Não adianta mergulhar em livros, estudar e praticar, se não houver sensibilidade, será perda de tempo.

(CS) Você faz books fotográficos, ensaios, editoriais ... como é trabalhar para esta área mais voltada para a moda?

(EM) O universo da moda é tão complexo que neste ramo o fotógrafo precisa necessariamente contar com uma grande equipe para apoiá-lo. Na agência de modelos, nós temos profissionais especializados em diversas áreas, como figurinos, cabelo, maquiagem, produção de cenário, entre outros. Tudo deve estar perfeitamente ligado à uma temática específica para cada ensaio. Quando toda essa complexidade está linda e maravilhosa, o trabalho certamente será um grande sucesso. Em resumo, trabalhar com moda é trabalhar em equipe.

(CS) Como é sua rotina?

(EM) Raramente eu passo um dia sem fotografar. Seja um simples book aqui no estúdio, um editorial, ou um evento, sempre temos alguma produção, todos os dias. Porém, além de fotografar, eu também cuido do departamento comercial da agência de modelos, então, a minha rotina se resume em desenvolver clientes, pesquisa de mercado, parcerias com outras empresas além, é claro, de muita “pós-produção” nos ensaios fotográficos já realizados, que inclui selecionar as melhores fotos, desenvolver correções, tratamentos digitais e finalização.

(CS) Há quanto tempo é fotógrafo e o que fez você se interessar pela profissão?

(EM) Desde que eu me conheço por gente eu faço fotografias... A agência de modelos foi uma oportunidade de profissionalizar o que antes era só um hobby. Fotografar é uma paixão, e a sensação de concluir um trabalho é extremamente gratificante... Foto é como um filho, você tem ciúmes quando outros mexem, quando falam mal ou criticam, mas por outro lado, você fica nas nuvens quando o trabalho é elogiado. Por isso, muitos dizem que os fotografos são temperamentais... A verdade é que em cada imagem, além de suor, tem muito do nosso sentimento envolvido... Falar de uma fotografia minha, é como falar de parte de mim mesmo.

(CS) Para os que estão começando agora, quais dicas você daria?

(EM) Em outras épocas, 90% de tudo que os fotógrafos fazem hoje no photoshop, tinha que ser feito “no braço”, ao vivo, durante as próprias sessões. Dizer “eu sou fotógrafo” era muito mais difícil antes do advento das máquinas digitais. Eu admiro muito todos os fotógrafos de longa data, que passaram pela experiência analógica, mas hoje em dia eu costumo dizer que qualquer pessoa pode ser um fotógrafo, e não vejo isso como uma ameaça ou concorrência, mas sim como um estímulo, pois da mesma forma que é mais fácil ser um fotógrafo, na mesma proporção é difícil se destacar entre tantos profissionais. Ou seja, se o fotógrafo está em destaque, é porque ele é bom mesmo!

(CS) A fotografia varia muito conforme o estilo do fotórgrafo. Qual é o estilo de Eduardo Muller? O que mais gosta de fotografar?

(EM) Sou “alucinado” pelo trabalho de Henri Cartier-Bresson. Apesar de não ser fotógrafo de moda, a sensibilidade de suas fotografias é algo que me deixa bobo. Uma das principais características de Henri, na minha opinião, é trazer o inusitado à aquilo que parecia ser comum ao primeiro olhar... Essa é uma das principais características que tento desenvolver no meu trabalho. Uma fotografia que possa surpreender e trazer uma sensação nova ainda que você já tenha visto aquela foto uma centena de vezes.

(CS) O que é preciso para captar e transmitir extamente a mensagem que deseja passar nas suas fotos?

(EM) Sensibilidade, paciência, e a habilidade de conseguir desenvolver no ensaio um ambiente compatível com aquele que você deseja transmitir com a fotografia. Não adianta nada tentar fazer uma foto sobre felicidade se estão todos emburrados no estúdio. É realmente um desafio à cada click!!

Genteee!! Que delícia de entrevista! Se antes já gostava de fotografia, agora com essa conversa boa estou admirada! E vocês? Gostaram de saber um pouco mais sobre Eduardo Müller e o universo da fotografia?

Bom, com essa entrevista deliciosa, encerro a nossa semana com chave de ouro!

Um beijo e até segunda!

(19) 3371 5278


6 comentários:

  1. Eu que convivo diariamente com o Eduardo, por ser sócia e esposa, sei o quanto ele respira esta profissão.
    Admiro mto seu trabalho!!! Vc ainda vai longe!!!!
    Parabéns Lia pela entrevista, vc me impressiona a cada dia!!!
    Bjs
    Erika Muller

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Amei a entrevista

    ResponderExcluir
  3. Amei a entrevista!!

    E realmente Eduardo Muller é muito bom!!

    Ótimo profissional ;D

    bjus ;*

    Aline Brunhera

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Du!!!

    Você arrasa em tudo que faz. Porque faz com amor!

    Bjão

    Ju Carvalho

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelos comentários, pessoal!

    O Eduardo é um excelente profissional e o diferencial é mesmo o amor que ele tem por seu trabalho!

    ResponderExcluir
  6. Ele arrasa em tudo que faz, é perfeito.
    Parabens pela entrevista
    beijinhusss
    Adriana Muller

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...